segunda-feira, 7 de junho de 2010

IR-Racionalidade

Gostaria de iniciar este post, perguntando: O que é ser Racional? Tantos de nós dizemos/gritamos por aí à fora "que somos racionais"...Mas o que é ser racional? Sabe, fiquei com uma vontade de escrever sobre esse tema, porque não aguento mais as pessoas se auto-julgarem racionais quando não passam de aproveitadoras.
Fico muitas vezes revoltado quando nós, seres "humanos", queremos nos sobrepor a outros seres (seres de outras espécies e até mesmo da nossa própria espécie).Porque alguns seres humanos se julgam tão superiores aos bichos? Flaubert estava certo quando escreveu: "Se os animais ao menos falassem! Alguns são mais inteligentes que os seres humanos."
Será que é tão difícil entender que os bichos também sentem fome, sede, frio, dor, cansaço? Eles também têm sangue correndo nas veias! Só que, ao contrário do bicho homem, eles só atacam para se alimentar ou se defender. O homem é o único animal que fere e mata por maldade, por crueldade, pelo simples prazer de ver o outro por baixo.
Li uma matéria que falava o seguinte:

"No início da noite de segunda-feira, as pessoas que transitavam pela esquina da avenida Farrapos com a avenida São Pedro, no Bairro São Geraldo, foram alertadas pelos gritos de um homem e pelos relinchos de um animal. O animal, extremamente magro e sem forças para continuar a puxar a carroça, desmoronou na via pública, na mais absoluta exaustão. Ao ver-se cercado pelos transeuntes revoltados, o carroceiro desatrelou a carroça e fugiu com a mulher. A EPTC e o Batalhão Ambiental foram acionados e, enquanto esperavam sua chegada, defensores da causa animal foram até uma delegacia registrar um boletim por maus-tratos. Ao retornarem, depararam-se com uma cena que é a exata tradução da postura de alguns carroceiros diante da Lei: dois deles tentavam resgatar o cavalo à força, enfrentando os dois agentes da EPTC que estavam no local. Queriam impedir que o bicho fosse recolhido ao abrigo da EPTC, onde receberia o tratamento adequado. Um dos carroceiros agrediu um dos agentes, enquanto seu companheiro forçava o animal a ficar em pé, numa tentativa de fuga. Populares intervieram e impediram que o cavalo fosse arrastado rua afora. O carroceiro agressor acabou detido pela Brigada Militar por maus-tratos ao animal, agressão e desacato à autoridade. Farrapo, como passou a ser chamado por seus salvadores, foi levado para um abrigo, onde recebe tratamento adequado. Sua situação será monitorada pelos integrantes da ONG Porta-Voz Animal." Clique AQUI para ver as fotos do animal!

Dá vontade de pegar um chicote e fazer a mesma coisa com esses caras que fazem isso!!!Pra ver se é bom...

Existem pessoas que quando o outro está mal...está precisando de ajuda, finji que nem vê!! Mas veja o que é ser racional...por um ser considerado irracional:



Muitas pessoas acham engraçado este vídeo...Mas tenta olha o quão racional este "ser irracional" é!! Você não agiria desta forma se sua mãe/pai/irmão/amigo estivesse morrendo!??! (Alguns tenho certeza que sim...já outros...) O olhar o bixo...o sentimento de desespero ao ver o outro mal...(SEM MAIS COMENTÁRIOS).

Esta é mais ou menos a mensagem que eu gostaria de deixar pra vocês SERES RACIONAIS!! A racionalidade, como muitos dizem, não está APENAS em nós! Saiba tratar o outro (me refiro a todos os seres) com igualdade, pois um dia você pode precisar dele...e aí meu querido, talvez ele TAMBÉM não o ajudará!!


Abraços e ateh mais...=**


2 comentários:

  1. a ideia de mostrar a ir-racionalidade humana, atravez do exemplo do cavalo foi ótima, até pq abre um horizonte ainda maior quando passamos a enxergar até onde isso vai chegar, e pode-se resumir em uma frase. Até onde o homem vai pra atingir o que quer.

    ResponderExcluir
  2. essa gente só vai ter consciência do que fez quando o último animalzinho caçado for morto. haja crueldade! :~

    fui :*

    ResponderExcluir

Escreva seu comentário AQUI !!