quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Ação Guerrilheira

Num mercado onde a concorrência e a especialização em publicidade se tornou algo total e altamente competitivo, ganha destaque na sociedade aquela empresa que sabe se sobressair perante outras com um baixo custo e alta criatividade em suas campanhas. Contemplando estas atuais necessidades de sobrevivência mercadológica, o Marketing de Guerrilha é uma forma que vem sendo utilizada com mais frequência nas organizações, afim de atingirem seus públicos alvo.
Os guerrilheiros - como são chamados aqueles que aderem esta atividade - são dotados d'um alto conhecimento do campo onde atuam e são capazes de surpreender o seu adversário numa ação criativa, rápida e eficaz sem gastar, por muitas vezes, nenhum centavo se quer.
Em seu princípio o Marketing de Guerrilha era utilizado pelas pequenas empresas, que visavam combater as ações dos seus principais concorrentes, porém hoje com uma sociedade munida de comunicações por todos os lados, as altas organizações começaram a se valer desta guerrilheira prática e acabam por tornar suas marcas ainda mais fortes.
As ações realizadas pelo Marketing de Guerrilha são feitas fora das mídias convencionais de forma criativa e impactante com o objetivo de supreender e atingir diretamente o público, consequentemente geram-se conteúdos espontâneos nas mídias sociais.
No livro “Guerrilla Marketing for the New Millenium” o autor Jay Conrad Levinson comenta sobre alguns passos que uma empresa pode utilizar para realizar uma ação de Marketing Guerrilheiro de sucesso:
  1. Encontre o que o produto ou serviço tem que condiz com o interesse dos consumidores e que faz você vendê-lo.
  2. Evidencie os benefícios do produto ou serviço, e apresente-os de maneira plausível e possível.
  3. Chame a atenção do consumidor para o produto e motive-o a ter uma atitude.
  4. Tenha certeza de que a mensagem é repassada claramente e que o público a entende de maneira correta.
  5. Atente para que a ação de marketing de guerrilha seja integrada com a estratégia criativa da empresa.
Com o devido planejamento, a ação de Marketing de Guerrilha pode partir de apenas uma pessoa e atingir proporções muito grandes, ganhando cada vez mais, guerrilheiros que estejam dispostos a se envolver com a proposta.
Veja abaixo uma ação de Marketing de Guerrilha que foi feito pelo Greenpeace contra usinas de energia nuclear na Suiça – a ação publicitária contou com esse vídeo viral divulgado na rede.


Acesse o blog da ESPALHE - Agência especializada em Marketing de Guerrilha!!

Abraços.
E aí?

0 Deixe seu comentário AQUI !:

Postar um comentário

Escreva seu comentário AQUI !!